On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




sexta-feira, 27 de junho de 2014

Língua Portuguesa Comemora 800 Anos

Língua Portuguesa Comemora 800 Anos





O Português, a "língua de Luís Vaz de Camões, falado por mais de 244 milhões de pessoas em todo o mundo (O português é a 12ª língua mais falada dos EUA), o português é a sexta língua mais falada do globo. É a quinta mais usada na Internet e a terceira nas redes sociais, como Facebook e Twitter. E as expectativas são optimistas. Calcula-se que nos próximos cinco a dez anos a Língua Portuguesa seja a língua de 300 milhões de pessoas. As estatísticas são do Instituto da Cooperação e da Língua, de Portugal.




Dois presidentes, dois primeiros-ministros e vários responsáveis políticos, músicos, escritores, professores e jornalistas contam-se entre os signatários do "Manifesto 2014 - 800 anos de Língua

Portuguesa", que será oficialmente apresentado esta sexta-feira.


O "Manifesto 2014 -- 800 anos da Língua Portuguesa" é uma iniciativa que visa celebrar os oito séculos do português, tendo como base o testamento de D. Afonso II (1214), o mais antigo documento régio e oficial escrito em língua portuguesa.

A apresentação oficial do "Manifesto 2014" e da respectiva lista definitiva de subscritores vai decorrer no Padrão dos Descobrimentos, em Belém. Fonte








"Díli, 26 jun (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, José Luís Guterres, classificou hoje de "excelente iniciativa" o manifesto para assinalar os 800 anos de língua portuguesa, já assinado pelos líderes dos órgãos de soberania do país.

"É uma iniciativa excelente. Nós em Timor-Leste vamos fazer os possíveis para que dentro de alguns anos seja uma língua falada em todo o território e que as novas gerações possam também comunicar em português", afirmou à agência Lusa o chefe da diplomacia timorense.


Segundo José Luís Guterres, o manifesto é uma forma de "honrar a língua portuguesa que hoje é falada em todos os continentes do mundo". Aqui!






"A língua que falamos não é apenas comunicação ou forma de fazer um negócio. Também é. Mas é muito mais. É uma forma de sentir e de lembrar; um registo, arca de muitas memórias; um modo de pensar, uma maneira de ser – e de dizer. É espaço de cultura, mar de muitas culturas, um traço de união, uma ligação. É passado e é futuro; é história. É poesia e discurso, sussurro e murmúrios, segredos, gritaria, declamação, conversa, bate-papo, discussão e debate, palestra, comércio, conto e romance, imagem, filosofia, ensaio, ciência, oração, música e canção, até silêncio. É um abraço. É raiz e é caminho. É horizonte, passado e destino.
Na era da globalização, falar português, uma das grandes línguas globais do planeta, que partilha e põe em comum culturas da Europa, das Américas, de África e da Ásia e Oceânia, com centenas de milhões de falantes em todos os continentes, é um imenso património e um poderoso veículo de união e progresso.

Em 27 de Junho de 2014, passam oitocentos anos sobre o mais antigo documento oficial conhecido em língua portuguesa, a nível de Estado - o mais antigo documento régio na nossa língua, o testamento do terceiro rei de Portugal, Dom Afonso II.
Neste dia, queremos festejar esses oito séculos da nossa língua, a língua do mar, a língua da gente, uma grande língua da globalização. Fazêmo-lo centrados nesse dia e ao longo de um ano, para festejar com o mundo inteiro esta nossa língua: a terceira língua do Ocidente, uma língua em crescimento em todos os continentes, uma das mais faladas do mundo, a língua mais usada no Hemisfério Sul. Celebramos o futuro."

Em qualquer lugar onde se fala Português, 27 de Junho de 2014



Mas andam por ai umas "Almas" muito pouco iluminadas, que apostaram num (des)acordo ortográfico entre os países de língua Portuguesa, muito pouco dignificante da língua de Luís de Camões, a língua "mãe", o Português de Portugal.



Hora vejamos, a trapalhada do "acordo ortográfico...



o «pato» do Acordo Ortográfico


«De fato, este meu ato refere-se à não aceitação deste pato com vista a assassinar a Língua Portuguesa. Por isso... por não aceitar este pato... também não vou aceitar ir a esse almoço para comer um arroz de pato... A esta ora está úmido lá fora... por isso, de fato lá terei de vestir um fato...».





800 Anos de Língua Portuguesa






A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. A parte sul do Reino da Galiza se tornou independente, passando a se chamar Condado Portucalense em 1095 (um reino a partir de 1139). Enquanto a Galiza diminuiu, Portugal independente se expandiu para o sul (Conquista de Lisboa, 1147) e difundiu o idioma, com a Reconquista, para o sul de Portugal e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo. O português foi usado, naquela época, não somente nas cidades conquistadas pelos portugueses, mas também por muitos governantes locais nos seus contactos com outros estrangeiros poderosos. Especialmente nessa altura a língua portuguesa também influenciou várias línguas . Fonte




Portugal, a nossa Pátria, Língua de Camões, História e Cultura.


Amar, Celebrar e Valorizar, pelo mundo, Portugal, a nossa Pátria, Língua de Camões, História e Cultura com Orgulho e Prestigio.

2 comentários:

  1. O que dizer? Excelente.
    Obrigada por esta declaração de amor à Língua Portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu, por gostar, Isabel!

      A língua Portuguesa é a minha "única pátria" e a de todos nós, é o único pedacinho de Portugal que levamos connosco permanentemente, quando atravessamos fronteiras do nosso mundo.

      Obrigado!

      Eliminar

Poderá gostar Também: